top of page

Livros que Transformaram a Minha Vida (e que Recomendo de Coração!)

  • Foto do escritor: Jana
    Jana
  • 22 de jul.
  • 11 min de leitura

ree

📚 Se há algo que mudou completamente a minha forma de pensar, agir e viver… foi o conhecimento que encontrei nos livros, em cursos e formações que fui fazendo ao longo da vida. Sempre acreditei que a nossa realidade muda quando mudamos o que colocamos dentro da nossa mente. E foi exatamente isso que aconteceu comigo.


Hoje partilho contigo uma lista de alguns livros que marcaram momentos cruciais da minha vida — desde a universidade até aos desafios emocionais no mercado de trabalho — e que me ajudaram a construir a Jana que tu conheces hoje: mais focada, confiante, próspera e realizada.


1. Foco – Daniel Goleman


Li este livro enquanto trabalhava e terminava a universidade ao mesmo tempo. E foi mesmo um desbloqueador mental para mim. Não foi apenas um livro sobre “concentração”... Foi quase como se tivesse reencontrado uma parte da Jana que tinha ficado algures no passado — uma versão de mim que eu admirava muito e que queria de volta.


Até ao liceu, eu era aquela aluna que tirava excelentes notas. Sempre. Tinha métodos, tinha disciplina, tinha entrega. Mas quando entrei na universidade, levei um objetivo diferente comigo. Queria continuar a ser uma boa aluna, claro, mas queria também crescer noutras áreas da minha vida.


Queria ganhar independência financeira (e para isso trabalhava e estudava), queria ser mais sociável (porque sempre fui mais introvertida e queria desafiar este meu lado), queria aprender a gerir melhor o meu tempo, dinheiro e energia. E a universidade deu-me tudo isso. Foi uma fase incrível.


Mas, ao mesmo tempo que algumas áreas da minha vida subiam, as minhas notas começaram a descer. Não porque eu não soubesse a matéria — mas porque o meu foco já não estava 100% nas aulas.


Lembro-me de estar com a minha mãe no Continente, na parte dos livros. Disse-lhe algo como: “Sinto que preciso de um livro que me ajude com isto… Preciso de me focar.” E ali estava ele. Foco, de Daniel Goleman. Levámos o livro para casa.


Logo nas primeiras páginas, percebi:

“As pessoas não tiram excelentes notas porque são mais inteligentes. Eu tirava excelentes notas porque tinha foco. E eu tinha perdido esse foco.”

O próprio autor propõe exercícios práticos ao longo do livro — e foi aí que levei uma das maiores "chapadas" da verdade: Enquanto lia, percebia que me estava constantemente a distrair. Tinha de voltar atrás porque já estava a pensar noutra coisa. Foi assustador e revelador. A minha mente já tinha criado o hábito de não estar presente.


Depois de terminar o livro, decidi voltar a fazer aquilo que me levava a ter excelentes resultados antes:

🔹 Estar 99% presente nas aulas.

🔹 Tomar notas com intenção, atenção e propósito.

🔹 Conectar verdadeiramente com o conteúdo dado pelos professores.


E o resultado foi quase imediato: Quando estudava para os testes começava a lembrar-me de mais de 40% do conteúdo só porque tinha prestado atenção. Os testes passaram a ser mais fáceis. A produtividade aumentou. E tudo isso a estudar menos horas, com menos esforço.


Como nessa altura também trabalhava para poder continuar a estudar, precisei de criar um novo hábito que antes não era necessário: Sempre que chegava do trabalho, estudava pelo menos 30 minutos. Lia a matéria, fazia exercícios. Nada demais. Mas esse “pouco, todos os dias” acumulou.

O resultado? Comecei a tirar notas altíssimas. Passei a cadeirões do curso — disciplinas que eram consideradas difíceis por quase toda a turma — de forma leve. Lembro-me de uma em especial: naquele exame final do curso, fui a única a passar na 1ª fase.


E hoje digo com toda a certeza:

👉🏻 Ser excelente não tem a ver com ser mais ou menos inteligente.

👉🏻 Tem a ver com método. Com foco. Com humildade para aprender com quem sabe mais.


Se achas que não és capaz de algo, talvez só te esteja a faltar uma coisa:

O conhecimento certo + a vontade de aplicar.

Foi isso que fiz com este livro. E sou eternamente grata por ter voltado a ser a Jana que eu sabia que podia ser — e ainda melhor.


🔑 Ideias-chave:

  • A atenção é um recurso limitado e precioso.

  • A capacidade de foco influencia diretamente a nossa produtividade.

  • Exercícios práticos para treinar a mente a manter-se no presente.




2. O Poder, A Magia e Os Sete Véus da Felicidade – Rhonda Byrne & outros


Li estes três livros praticamente de forma seguida. Senti que precisava urgentemente de algo que me ajudasse a recuperar a minha energia, a minha motivação e o meu brilho… especialmente depois de ter passado por uma das fases mais difíceis da minha vida profissional.


Tinha acabado de terminar a licenciatura e entrei no meu “primeiro emprego” na área da contabilidade. Já tinha trabalhado antes (desde os 16), mas este foi o meu primeiro emprego “a sério”, na minha área de formação. Estava entusiasmada… mas o entusiasmo durou pouco.


Fui parar a um ambiente altamente tóxico. A chefe, em vez de ensinar ou orientar, era daquelas pessoas que apontava o dedo a tudo. Nada estava bem. Tudo era motivo de julgamento. E era feito de forma pública, com humilhações à frente de todos. A colega que me passou as tarefas (e que se tornou uma grande amiga), avisou-me logo no primeiro dia: “Vai com calma… esta empresa é difícil. Mas acredito que contigo a chefe possa ser diferente, és uma pessoa doce”


Acreditei ingenuamente que comigo pudesse ser realmente diferente. Enganei-me. Em poucas semanas, estava a chorar quase todos os dias ao chegar a casa. Comecei a duvidar das minhas capacidades. Senti-me pequenina, insegura, sem confiança. Tudo o que tinha construído até então — toda a força, toda a garra — parecia ter-se evaporado. Não me reconhecia.


E foi nessa altura que fui “resgatar” o livro O Poder, que já tinha lido anos antes. Vi ao lado dele A Magia e Os 7 Véus da Felicidade — e peguei nos três. Sabia que precisava de algo mais profundo do que apenas motivação. Precisava de reencontrar-me.

Foram livros transformadores.


Ao aplicar o que aprendi ali (e sim, apliquei mesmo), voltei a conectar com a gratidão, com a fé na vida, com a certeza de que o que eu estava a viver não era o meu destino final, mas apenas uma lição temporária. E o mais mágico? Em menos de um mês, surgiu um novo trabalho. Não procurei. Apareceu.


Estava mais confiante, mais positiva, mais conectada comigo. Era outra pessoa. E acredito profundamente que isso foi o que me permitiu atrair aquela nova oportunidade. Esses livros são um verdadeiro “reset” energético e emocional. Servem para quando estás no fundo do poço — e precisas de te reerguer.


Estes livros apareceram numa das fases mais difíceis da minha vida profissional, quando trabalhava num ambiente tóxico e comecei a duvidar de mim mesma. Foram literalmente o que me salvaram.


🔑 Ideias-chave:

  • A gratidão é a chave para mudar qualquer realidade (A Magia).

  • Tu és criador(a) da tua vida através dos teus pensamentos e sentimentos (O Poder).

  • A felicidade está em remover os véus mentais que nos impedem de vê-la (Os 7 Véus).



3. Comunicação Pessoal e Organizacional – Arménio Rego


Depois de sair dessa empresa tóxica, apesar de estar num ambiente melhor, percebi que algo tinha mudado em mim: estava mais fechada. Mais calada. Menos comunicativa. A verdade é que aquela experiência tinha deixado marcas. Afinal, durante meses, ouvir que tudo o que fazes está errado destrói qualquer autoconfiança.


Mesmo estando numa empresa melhor, levei esse medo comigo. Comecei a perceber que evitava dar opiniões, evitava expressar ideias com medo de errar. Era como se tivesse aprendido que quanto menos falasse, menos me expunha.


Foi aí que me deparei com este livro.


E foi uma lufada de ar fresco. Percebi que a comunicação não é só falar bem — é sobre te posicionares, saberes expressar as tuas ideias, seres claro, assertivo, e ao mesmo tempo empático.


Aos poucos, comecei a aplicar as técnicas. Primeiro nas pequenas interações do dia a dia, depois em reuniões, e assim sucessivamente. E o que aconteceu? Um ano depois, fui para outra empresa — melhor, com mais responsabilidade — e passei por todas as fases do processo seletivo com confiança.


Este livro ajudou-me a resgatar a minha voz. A voltar a ser aquela Jana confiante, comunicativa, e segura das suas capacidades. Mais do que isso: preparou-me para os desafios que viriam nos anos seguintes, onde falar em público, gravar vídeos e comunicar com clareza se tornariam parte do meu dia a dia.


🔑 Ideias-chave:

  • A comunicação eficaz é essencial em qualquer ambiente organizacional.

  • O medo de errar reduz a nossa presença e afeta a performance.

  • A assertividade pode (e deve) ser treinada.


📝 O que aprendi: Voltei a confiar na minha voz. Tornei-me mais comunicativa, consegui passar entrevistas desafiantes e recebi prémios de produtividade.


4. Bolsa – Investir nos Mercados Financeiros – Miguel Gomes da Silva


Este livro tem um valor emocional gigante para mim, porque foi-me oferecido pelo meu marido (na altura, meu namorado), e foi ele quem me despertou para o mundo dos investimentos.


Eu já vinha da área financeira, mas o ensino universitário foca-se muito na realidade empresarial. Sabia o que era juros compostos, contabilidade analítica, balanços, demonstrações, fluxos de caixa, etc… mas aplicar tudo isso à vida pessoal foi outro desafio.


Este livro foi o meu primeiro contacto prático com o mundo da Bolsa. E, na altura, estávamos os dois a estudar, com pouquíssimo dinheiro. Mas ele dizia: “Temos pouco, por isso precisamos de multiplicar.”


Foi um desafio grande no início. Tive de traduzir toda a linguagem empresarial para a minha realidade pessoal. Tive de adaptar conceitos, experimentar, testar, aprender.


Mas hoje, olho para trás e percebo: foi aí que começou tudo. Muitas das ferramentas que uso até hoje — tanto na minha gestão como naquilo que ensino — surgiram dessa base: pegar no que aprendi na universidade, juntar à experiência prática no mercado, e adaptar para a realidade das pessoas comuns.


A minha convicção hoje é clara: quem quer ensinar finanças pessoais a sério deve, no mínimo, ter base sólida de conhecimento (licenciatura em gestão, contabilidade e finanças) e experiência no terreno. Porque isso muda tudo.


Este livro marcou o início de uma nova fase: o momento em que deixei de só “guardar dinheiro” — e passei a fazer o dinheiro trabalhar para mim.


Foi o meu primeiro livro sobre investimentos, oferecido pelo meu marido em 2017 (na altura namorado), que me incentivou a aprender sobre como multiplicar o dinheiro que tínhamos.


🔑 Ideias-chave:

  • Introdução sobre como funcionam os mercados financeiros.

  • Conceitos base como ações, obrigações, ETFs, riscos e retornos.

  • A importância da disciplina no mundo dos investimentos.


📝 Comecei a adaptar o conhecimento técnico da minha licenciatura e experiência profissional à vida pessoal. Esse foi o início da minha jornada de investimentos e, mais tarde, da criação do projeto Finanças da Jana.



5. Pai Rico, Pai Pobre – Robert Kiyosaki


O livro que reforçou a minha visão de que depender apenas do salário não era o caminho para a liberdade financeira.


🔑 Ideias-chave:

  • Trabalhar por dinheiro é diferente de fazer o dinheiro trabalhar para ti.

  • A educação financeira não se aprende apenas na escola.

  • A importância de criar ativos que geram renda passiva.


📝 O que aprendi: Comecei a criar várias fontes de renda — entre elas, a renda extra e os investimentos — para acelerar a construção da minha liberdade.


Lê mais sobre este livro neste artigo.



6. O Homem Mais Rico da Babilónia – George S. Clason


Foi-me oferecido pelo meu primeiro aluno quando iniciei o projeto Finanças da Jana, e traz ensinamentos intemporais sobre dinheiro.


🔑 Ideias-chave:

  • Paga-te a ti primeiro.

  • Poupa pelo menos 10% de tudo o que ganhas.

  • Faz o teu dinheiro trabalhar para ti com sabedoria.


📝 O que aprendi: Apesar da linguagem simples, traz conceitos poderosos sobre gestão e crescimento patrimonial.


7. A Lei da Atração – Michael J. Losier


Ajuda-nos a perceber o poder da vibração e da intenção no processo de manifestação.


🔑 Ideias-chave:

  • Pensamentos + sentimentos = vibração.

  • Atrai aquilo em que colocas a tua atenção constante.

  • É possível usar a lei da atração conscientemente com exercícios simples.


📝 O que aprendi: Ser clara nas intenções, elevar a minha vibração e agir com fé é uma fórmula que não falha.



8. O Milionário Dentro de Ti – Mark Fisher


Uma leitura inspiradora que nos mostra que todos temos um potencial enorme de riqueza interior.


🔑 Ideias-chave:

  • A riqueza começa com a mentalidade.

  • Segue a tua paixão com disciplina.

  • O sucesso não é um acaso, é uma construção diária.


9. A Bolsa para Iniciados – Fernando Braga de Matos


Ótimo para quem está a dar os primeiros passos no mundo dos investimentos.


🔑 Ideias-chave:

  • Como funcionam os mercados financeiros.

  • Estratégias básicas de investimento.

  • Os principais erros de quem começa e como evitá-los.


10. Princípios – Ray Dalio


Um guia profundo sobre como tomar decisões inteligentes em qualquer área da vida, incluindo investimentos.


🔑 Ideias-chave:

  • Ter princípios bem definidos é a base para uma vida bem-sucedida.

  • A verdade e a transparência aceleram o crescimento.

  • Entender os ciclos económicos é vital para investir bem.


11. Vender – Jordan Belfort


Este livro explora a psicologia da persuasão e como comunicar valor.


🔑 Ideias-chave:

  • A venda é, acima de tudo, sobre confiança.

  • O “Straight Line Selling” ensina a conduzir uma conversa de forma estratégica.

  • Saber ouvir é tão importante quanto saber argumentar.


12. O Investidor Inteligente – Benjamin Graham


Um clássico para quem quer investir com estratégia.


🔑 Ideias-chave:

  • O investimento de valor baseia-se em fundamentos, não em modas.

  • O mercado é volátil, mas o investidor deve ser racional.

  • A proteção contra o próprio comportamento impulsivo é fundamental.


13. Sagrado Feminino – Inês Gaya


Uma leitura sobre reconexão com a essência feminina e cura emocional.


🔑 Ideias-chave:

  • A mulher tem ciclos que devem ser respeitados e compreendidos.

  • Curar feridas emocionais é libertador.

  • A espiritualidade feminina é poderosa quando acolhida com consciência.


14. Bitcoin – António Vilaça Pacheco


Uma introdução ao mundo das criptomoedas e da blockchain.


🔑 Ideias-chave:

  • O bitcoin como reserva de valor descentralizada.

  • A tecnologia blockchain como revolução da confiança digital.

  • A importância de conhecer antes de investir.


15. Desperte o Gigante que Há em Si – Tony Robbins


Um guia para criar uma vida de propósito, energia e realização.


🔑 Ideias-chave:

  • A mudança começa com a decisão de mudar.

  • Tu tens o poder de redesenhar a tua história.

  • O sucesso começa com pequenas rotinas poderosas.


16. Os Segredos da Mente Milionária – T. Harv Eker


Talvez um dos mais impactantes para quem quer mudar a sua relação com o dinheiro.


🔑 Ideias-chave:

  • Cada pessoa tem um “termostato financeiro” inconsciente.

  • É possível reprogramar crenças sobre dinheiro.

  • Pessoas ricas pensam de forma diferente — e podemos aprender com elas.


17. Hábitos Atómicos - James Clear


O livro que me ensinou que melhorar 1% por dia muda tudo.

Se tivesse de resumir este livro numa única frase, seria esta:

“Não precisas de fazer tudo de uma vez. Só precisas de ser 1% melhor a cada dia.”

E foi com esta ideia simples — mas poderosíssima — que Hábitos Atómicos me conquistou logo nas primeiras páginas.


Este livro veio mostrar-me que, na verdade, as grandes transformações começam com pequenas ações repetidas todos os dias.


Ler este livro foi quase como um reprogramar da minha mente:

🔹 Aprendi que o ambiente molda os teus hábitos (e que às vezes não é falta de disciplina… é excesso de distração).

🔹 Percebi que não é sobre objetivos, é sobre sistemas — porque os objetivos dão-te direção, mas são os sistemas que te fazem avançar.

🔹 E talvez o mais importante: cada vez que manténs um hábito, estás a reforçar a identidade da pessoa que queres ser.


Por exemplo, eu não sou uma pessoa que “vai treinar”... Sou uma pessoa que cuida do corpo. Não sou uma pessoa que “lê muito”…Sou uma pessoa que valoriza o conhecimento.


E tudo isto começou com hábitos microscópicos. Atómicos. E não, não foi da noite para o dia. Mas foi 1% por dia. E esse 1% acumulado… muda vidas. Mudou a minha.


Conclusão:

Cada um destes livros entrou na minha vida por um motivo e no momento certo. Acredito que quando procuramos o conhecimento com intenção, ele aparece na forma de páginas, palavras e autores, de cursos e formações e mentores que nos marcam para sempre.


Se estás numa fase de transformação, crescimento, foco, ou até mesmo a atravessar desafios, espero que esta lista te inspire tanto quanto me inspirou a mim.


✨ Nunca subestimes o poder do conhecimento. Pode mesmo mudar o rumo da tua vida — como mudou a minha. Se algum destes livros te despertou curiosidade, compra aqui com descontos.

Comentários


Sobre 
@financasdajana

JANA COUTO • 2025 © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Redes Sociais Oficiais

  • Instagram
  • Instagram
  • TikTok
  • Tópicos
  • YouTube
  • telegram
  • LinkedIn
  • Facebook

Informações

Programa de Afiliados

Disclaimer: Todos os conteúdos apresentados na financasdajana têm apenas fins educacionais e não constituem qualquer recomendação ou qualquer tipo de aconselhamento financeiro. 

Os meus perfis são apenas os indicados acima em "Redes Sociais Oficiais" e não tenho ligação com quaisquer outros perfis com nomes semelhantes, que são falsos.

bottom of page